6 FORMAS DE TER IDEIAS INFINITAS PARA COMPOR
- Murillo Altafine
- Sep 24
- 4 min read
E aí, galera da composição! Quer começar a criar suas primeiras músicas ou aprimorar o que já compõe? Neste blog, compartilho 6 dicas valiosas que podem te inspirar e ajudar no processo criativo.
Prepare-se para explorar novas ideias e evoluir como compositor. Vamos nessa juntos nessa jornada musical!
1 - COMPOR POR ENCOMENDA
E a primeira é compor por encomenda. Já pensou se alguém te encomenda uma música específica? Você tem que compor.
Isso é uma forma de te obrigar a compor, de obrigar a pensar sobre um tema numa caixa um pouco mais fechada. É uma forma de se inspirar também, porque às vezes não se inspira sozinho, tem ideias muito vagas, muito abstratas. Ou tem muitas ideias, mas não consegue escolher qual fazer. Ou você pode estar bloqueado.
Quando recebe uma encomenda, fica mais fácil de pensar. Talvez você não tenha um trabalho em que alguém vá te encomendar uma canção, mas pode pedir para um amigo. Chega nele e diz: "Tá faltando ideia para compor. Me dá uma sugestão do que eu poderia falar numa composição?"
Pede para seus fãs, as pessoas que te acompanham, que te deem uma ideia, uma sugestão, e essa vai ser a sua encomenda. E você tem que terminar ela.
2 - OCASIÕES ESPECÍFICAS:
Segunda ideia: Se você está travado, sem ideia para compor, pense em uma ocasião específica.
Por exemplo, há pouco tempo, teve um concurso numa cidade perto da minha que era para compor um hino da cidade. E eu pensei: 'vou fazer', mesmo não sendo um compositor de hinos, não tendo essa especificidade. Mas eu vou fazer! Porque vai ser um exercício muito legal.
Então, peguei os pontos da cidade, com os principais temas, estudei a história da cidade para poder compor esse hino. E essa foi, ao mesmo tempo, uma encomenda e também uma ocasião específica, uma ocasião especial. Ou seja, compor para os 100 anos daquela cidade.
Então, pense em ocasiões específicas: o aniversário de alguém, um casamento, um namoro, o primeiro beijo, o primeiro carro, uma viagem a sós, uma reflexão na praia... Pense em coisas bem específicas, em ocasiões específicas ou em datas comemorativas.
'Vou fazer uma música para a consciência negra', 'Vou fazer uma música para o Dia da Árvore', 'Vou fazer uma música sobre a água ou sobre o Natal'. Isso pode ajudar você a colocar suas ideias no papel.
3 - TÍTULOS DE LIVROS
Terceira ideia para te inspirar: Você pegar o título de um livro, transforma esse título em uma canção.
Não necessariamente você precisa falar sobre o que está no conteúdo do livro, mas muitas vezes você pode ter visto um título interessante, falar 'poxa, dá em música', e a partir disso, você tem ali a inspiração para compor. Nem que seja uma ideia para começar.
Pega o título do livro, pega o título aqui, "O rio que flui em mim". Beleza, então esse é o título da sua música, "O que flui em mim". E você vai ter que fazer uma música para isso.
'O que flui em você? O rio. O rio é a água doce que flui, você é um rio que vai para o mar. Qual é o mar da sua vida? Qual é o caminho que você está trilhando?'
O rio pode ter cachoeiras, pode ter corredeiras, pode ter momentos em que ele vira um lago, o rio pode ter mata ao redor, e ele pode estar secando, ele pode estar no meio de uma tempestade, na chuva muito forte.
Olhe quantas ideias e começa a ter sobre um rio que flui em você. Essa técnica pode funcionar com TÍTULOS DE FILMES E SÉRIES também.
E a partir disso, você tem uma ideia para colocar no papel.
Ah, se você quer mesmo aprender mais rápido economizando tempo e dinheiro, recomendo você conhecer o meu curso, clicando na caixa roxa aqui em baixo!
4 - ASSISTIR FILMES:
Quarto ensinamento para te inspirar: assistir um filme. Eu uso muito, gosto muito de assistir filmes.
Dentro do filme, tem vários momentos, várias histórias que estão acontecendo e que podem te dar ideias para compor.
Não necessariamente você precisa se prender a representar a história do filme.(Mas se quiser, tudo bem também!)
Às vezes, aquela cena com aquela imagem estática, um filme em algum momento pode dar uma ideia.
Você anota e faz isso depois. Usa essa ideia para você compor.
5 - HISTÓRIAS REAIS
Dá pra fazer uma música em cima de uma história que alguém te contou, porque alguém viveu.
Não necessariamente só compõe músicas daquilo que a gente viveu, daquilo que a gente viu de fato, mas também a partir de histórias das outras pessoas. Isso é compor: Você pega um pedaço de muitos lugares para criar uma coisa só.
Então, ouça uma história de alguém. Eu fiz uma música que se chama "Pelo que dizem de você", que é uma amiga que contou a história do pai dela que já faleceu, a partir do momento em que ela começou a buscar o que eles sabem mais sobre o pai dela, agora, tudo isso foi fazendo ela conhecer melhor a imagem que ela tinha do pai quando era criança.
Então, a "Pelo que dizem de você" é exatamente como ela está conhecendo o pai, à partir de outras pessoas. Essa história da música eu fiz exatamente pensando no que ela me contou.
6 - REVISITAR RASCUNHOS
Sexta ideia, se você está com bloqueio criativo, leia os seus rascunhos anteriores.
Eu tenho muitas coisas no meu caderno, e eu vou lá atrás, leio esses rascunhos. Eles se tornaram um banco de ideias.
Às vezes, frases, outras palavras soltas, músicas não terminadas, poemas.
Eu pego isso e às vezes consigo ter uma ideia para uma outra coisa que vou fazer agora.
Então, leia o que você já fez. Isso pode trazer novas ideias no momento.
Espero sinceramente que esses seis ensinamentos ajudem a compor melhor. Se faltou alguma coisa, se deixou dúvidas, escreva nos comentários que eu respondo.
Até o próximo blog e bora compor!
Convite: Então, se você está ansioso para aprofundar seus conhecimentos sobre composição musical, baixe o meu ebook gratuito:





Comments