A CIÊNCIA da COMPOSIÇÃO MUSICAL [explicada]
- Murillo Altafine
- Jan 13
- 2 min read
Updated: Feb 25
Olá, galera da composição! Você já se perguntou sobre a ciência que existe por trás da criação de músicas emocionantes? Se a música precisa de uma abordagem geométrica para tocar profundamente as pessoas?
Vamos explorar tudo isso hoje, e no final, vou compartilhar os requisitos fundamentais para criar músicas verdadeiramente poderosas.
Hoje a ciência já sabe que o nosso cérebro tem a ATENÇÃO como um MÚSCULO que pode ser exercitado, e já se sabe quais são as FÓRMULAS para despertar a o MÚSCULO DA ATENÇÃO das pessoas. Ou seja, os famosos GATILHOS. Estes GATILHOS despertam emoções, memórias e a imaginação.
Também já sabemos que para fazer as pessoas memorizarem algo, é preciso dividir em partes e marcar essas partes com “pontos-chave”, para facilitar a memorização. Do mesmo modo que decoramos nosso CPF, RG e número de telefone dividindo em blocos com pontos e traços.
Tudo isso é aplicado na música.
Então é verdade que a composição é uma ciência, galera, mas o que diabos é a "ciência da composição musical"?
Sabe, a composição musical é um pouco como montar um quebra-cabeças. Você não precisa entender como cada peça é fabricada, mas é fundamental saber como encaixá-las. Em outras palavras, você não precisa ser um gênio da teoria musical ou um mestre em partituras, mas precisa dominar as técnicas de composição para evitar que tudo vire uma bagunça.
“Mas, Murillo, eu só componho com a inspiração, eu só acredito no Dom e vocação natural”
Aqui está o verdadeiro desafio: equilibrar a inspiração inicial, que geralmente é caótica, emocional e intuitiva, com a técnica, que é racional, lógica e, em certos aspectos, até matemática.
Sem esse equilíbrio, algo sempre parece faltar. Você pode ter uma ideia rítmica, uma história, melodias e letra. Mas ainda falta algo.
Os Elementos-Chave da Composição
[Letra: Simetria e Ponto de Vista]
Nas letras, é importante manter a simetria no tamanho das frases e estrofes, mas ao mesmo tempo, você precisa injetar o seu ponto de vista único sobre o tema. Ou seja, algo que só você pode trazer para a mesa.
[Ritmo]
No ritmo você precisa ter constância, repetições e variações suficientes pra ficar legal.
[Estrutura]
Precisa pensar como vai dividir bem a Estrofe, pré-refrão, Refrão e a ponte. Para passar a mensagem sem enrolação e ao mesmo tempo mantendo o interesse do ouvinte.
[Melodia]
Na melodia você precisa ter contraste entre as partes, para marcar as divisões da estrutura, ao mesmo tempo que precisa ter coesão com o todo.
[Harmonia]
A harmonia precisa representar a paisagem sonora onde a sua música acontece, ela precisa despertar sensações emocionais que complementam o tema da sua música.
Convite: Então, se você está ansioso para aprofundar seus conhecimentos sobre composição musical, baixe o meu ebook gratuito:





Comments