COMO COMPOR MÚSICAS DE FORMA 4x MAIS RÁPIDA
- Murillo Altafine
- Apr 8
- 2 min read
Updated: Apr 14
Fala galera da composição! Hoje eu vou compartilhar alguns ensinamentos valiosos usados por compositores profissionais que vão te ajudar a compor músicas de forma extremamente mais rápida. Essas dicas vão turbinar o seu processo criativo!
Agora, lembre-se: não bloqueie essas dicas. Incorpore no seu processo de composição. Teste cada uma e veja o que funciona melhor para você. Você pode misturar essas dicas com a sua própria abordagem.
Agora, vamos à primeira dica:
OUÇA MUITA MÚSICA! Isso mesmo, a inspiração pode vir de outros artistas. Toda vez que vamos compor uma música nós nos baseamos em referências do estilo que queremos. Quanto mais música você ouvir, mais vai ter referências. Isso vai enriquecer o seu repertório e estimular a sua criatividade. Não tenha medo de se inspirar em outros artistas, apenas se lembre de dar o seu toque pessoal!
A segunda dica é:
DEFINA O TEMA. Antes de começar a compor, tenha uma ideia clara da história que você deseja contar e da mensagem que quer passar com a sua música. Isso evita que você se perca em um mar de possibilidades e garante que sua música seja coerente e significativa.
A terceira dica é usar um:
DICIONÁRIO DE RIMAS E SINÔNIMOS. Não subestime o poder dessa ferramenta, todos profissionais usam. Ela pode tornar o seu processo de composição mais rápido, vai te dar novas palavras e ideias, e vai te ajudar a superar bloqueios criativos. Vai inclusive enriquecer seu vocabulário. Você pode baixar um APP ou usar este dicionário em algum site.
Ah, se você quer mesmo aprender mais rápido economizando tempo e dinheiro, recomendo você conhecer o meu curso, clicando na caixa roxa aqui em baixo!
Agora, a quarta dica que quero compartilhar para compor mais rápido é:
SEQUÊNCIA DE ACORDES: Antes mesmo de começar a compor, escolha uma sequência de acordes. Pode ser inspirada em uma música que você gosta ou no estilo que você deseja. Não é plágio; é referência. Você ficaria surpreso com quantas músicas compartilham as mesmas sequências de acordes. É uma maneira incrível de dar um impulso ao seu processo criativo.
Por exemplo, se quisermos compor uma música no estilo POP, podemos escolher uma sequência comum, como Bm G D e A. Lembre-se de que não é apenas sobre os acordes; é como você os utiliza.
A CHAVE É CONTINUAR PRATICANDO!
Por fim, lembre-se de que tudo se resume à prática e consistência, você nem sempre vai criar obras-primas, e está tudo bem.
Até os melhores compositores produzem músicas não tão boas de vez em quando.
Se você estiver com dúvidas sobre a qualidade do que você faz, pode contratar uma análise de música ou até mesmo uma mentoria individual.
Tente compor todos os dias, se possível, ou pelo menos algumas vezes por semana, compartilhe seu trabalho com o seu público e deixe-os testemunhar o seu crescimento.
Convite: Então, se você está ansioso para aprofundar seus conhecimentos sobre composição musical, baixe o meu ebook gratuito:





Comments