COMO ESCREVER UMA MÚSICA EM 2025
- Murillo Altafine
- Apr 14
- 5 min read
E aí galera da composição! Se você tá começando a compor ou você já compõe, mas quer evoluir ainda mais, se liga nesses ensinamentos que com certeza vão fazer toda a diferença e te ajudar a ampliar os seus resultados na composição!
Pode ser que você iniciou agora nesse universo da composição e esteja tendo dificuldades em ter ideias para escrever uma letra em cima de uma melodia ou em criar algo interessante que vá conectar com as pessoas e emocioná-las.
Pode ser que você esteja com aquela sensação de que não consegue sair da mesmice. Sabe quando você senta para compor e parece que está fazendo uma música muito parecida com a que fez anteriormente?
Eu vou te ajudar a quebrar essas barreiras com 8 ensinamentos poderosos.
Bora entender como compor uma música!
1. Desenvolvendo Ideias para Compor
Você pode começar a rascunhar sua música a partir de uma ideia de letra, de melodia ou criando algo em cima de um beat que você fez e por aí vai! Tudo pode ser um gatilho que desperte uma ideia, e então você começa a compor.
Não se preocupe muito com isso. Talvez surja uma ideia e você comece a escrever a música pelo refrão, por exemplo, e tá tudo bem. Ou pode ser que sua primeira ideia seja um beat, e depois você vá desenvolvendo a música. Também tá tudo certo.
Existem várias formas de começar.
2. Enfocando na Letra e no Refrão
Pode ser que você já tenha uma melodia definida. Nesse caso, você pode começar a jogar palavras soltas dentro dessa melodia, improvisando e sentindo a vibe da música para começar a construir a sua história.
Dessa forma, você vai se sentir mais livre, mais à vontade para criar, e vai quebrar aquela tensão inicial de não saber para onde ir quando está começando a fazer uma música.
Sempre lembre que o refrão é muito importante! E, claro, estou me referindo aqui à música popular, aqueles estilos que você liga a TV ou o rádio e ouve: pop, rock, sertanejo, pagode, esse tipo de estilo.
Então, capriche no seu refrão, porque ele é aquele ponto decisivo que vai fazer a galera se conectar com a sua música.
3. Gravando e Registrando suas Ideias
E o próximo ensinamento é: grave qualquer ideia. Não perca suas ideias!
Na hora em que estou compondo, por exemplo, deixo sempre o gravador do lado. Faço a parte A da música e já gravo, porque pode ser que, ao longo da composição, eu esqueça a melodia que criei na parte A.
Muita gente é assim, a maioria, eu acho, não consegue fixar na memória, porque acabou de fazer e ainda está muito fresco. Então, fez um pedaço? Já grava e segue adiante.
Baixe um aplicativo de gravação de áudio, se o seu celular não tiver. Use um gravador ou, no computador, você pode baixar o Audacity, que é gratuito.
Imagina perder aquela ideia que seria a virada de chave da sua música?
Então, grave para garantir. Mas lembre: essas gravações são só rascunhos.
Se quiser uma gravação de qualidade, pode entrar em contato comigo que eu faço produções à distância!
4. Colaboração e Parcerias Musicais
E o próximo ensinamento é: faça parcerias.
Compor com pessoas do mesmo estilo que o seu é muito valioso. Com certeza, você tem um ponto forte na hora de compor e, se está começando agora e ainda não sabe qual é, logo vai descobrir.
Imagina se unir com várias pessoas, onde cada uma tem um ponto forte, algo que faz super bem na hora de compor. Com essa turma reunida, vão surgir várias ideias. E, com cada um trabalhando no seu ponto forte, é bem provável que nasça uma música incrível!
Pode ser que a primeira música não fique tão boa, e tudo bem! Com o tempo, vocês vão pegando o jeito. Saber trabalhar com parceiros é uma habilidade a ser aprendida. É preciso saber ceder e também em alguns momentos saber defender sua ideia.
Se você ainda não tem parceiros para compor, minha sugestão é entrar no meu curso, lá você vai conhecer muitas pessoas como você, fazer amizades e encontrar uma galera disposta a compor junto.
Vou deixar o link do curso aqui embaixo:
5. Começando Simples e Evoluindo
O próximo ensinamento é: simplifique! Mesmo que o seu som tenha solos complexos, comece com algo simples.
Se logo de cara você ficar gastando toda sua energia para fazer algo grandioso, pode ser que sua energia acabe você nem acabe a música. Tem gente que sempre tem um monte de pedaços de música, mas não tem uma música inteira.
Faça uma música simples e termine, depois vai lapidando, e esse destaque que você queria colocar de muito diferente na sua música ou muito complexa você pode acrescentar depois e também nas próximas canções.
6. Importância das Pausas na Composição
E o próximo ensinamento é: faça pausas.
Se você ficar um longo período tentando compor, quebrando a cabeça para encontrar ideias para sua música, vai se desgastar. Chega um momento em que o processo começa a ficar cansativo.
Quando isso acontecer, faça o seguinte: deixe sua música ali de cantinho, vá fazer uma caminhada, tomar um café... Enfim, dê uma aliviada na cabeça. Mas não pare! É só por uns minutinhos, apenas para descansar um pouco.
Depois, volte com foco total na sua música. Mas tome muito cuidado para não se dispersar, porque é muito fácil pegar o celular, começar a mexer nas redes sociais, e pronto, acabou completamente aquela vibe de composição.
E aí, para voltar para essa vibe é bem complicado.
7. Não Busque a Perfeição na Primeira Vez
O próximo ensinamento é: não seja perfeccionista demais, falhas acontecem e tá tudo bem!
A sua primeira música não vai ser a sua melhor música, conforme você vai compondo você vai evoluindo. Não fica se cobrando demais se você fizer uma música ruim, até os melhores compositores fizeram e fazem muitas músicas ruins até chegar nas músicas boas.
Não fica frustrado, só continua.
8. Recebendo Feedback Construtivo
O próximo ponto é o feedback. Depois que você terminar a sua música, mostre para pessoas que você confia e que entendam um pouco de música, pessoas capazes de te dar um feedback realista daquilo que você fez.
Não adianta você mostrar para aquele familiar que vai só elogiar tudo que você fizer ou você mostrar para uma pessoa crítica demais, mas que não entende o suficiente para te apontar coisas realistas.
Tenta mostrar para pessoas que são do meio musical e que vão te apontar coisas que realmente fazem sentido.
Às vezes na empolgação a gente acha que fez a melhor música da nossa vida, mas depois percebemos que tem pontos ali que ainda precisamos mexer.
Você pode também entrar em contato comigo para eu fazer análise personalizada da sua música!
Compartilhe suas Dificuldades e Ideias
Me conta aqui nos comentários qual a sua maior dificuldade na hora de compor, se você tem dificuldade em ter ideias para começar a compor a sua música e todo esse processo.
Agora que você já sabe como começar, bora transformar ideias em canções inesquecíveis!
Te vejo dentro do curso ou no próximo blog.
Convite: Então, se você está ansioso para aprofundar seus conhecimentos sobre composição musical, baixe o meu ebook gratuito:





Bom dia ! Sou seu fã, então minha maior dificuldade é criar uma melodia as vezes tenho letra pronta e não consigo encaixar as vezes faço a letra sem nada mais não consigo fazer a melodia e vou naquela bem simples achada na hora q vem na cabeça fica ruimmm