top of page

DIFERENÇA DE GRAVADORA, ESTÚDIO, PRODUTOR...

  • Writer: Murillo Altafine
    Murillo Altafine
  • Apr 15
  • 4 min read

Fala galera da composição! Gravadora, estúdio, produtor musical… qual a função de cada um nesse universo e onde tudo isso se encontra na jornada de um artista?


Neste blog, você vai entender as diferenças entre esses três pilares da carreira musical e como cada um pode impactar diretamente na sua carreira, seja você independente ou não.


Bora desvendar tudo isso de uma vez por todas?



Gravadora: a engrenagem por trás do sucesso


Uma gravadora de música é uma empresa especializada na produção, distribuição e promoção de gravações musicais.


Suas principais funções incluem:


  • Descoberta de Talentos: As gravadoras geralmente têm A&R (Artists and Repertoire) cuja função é descobrir novos talentos musicais, seja através de demo tapes, apresentações ao vivo ou outras formas de demonstrações.


  • Produção Musical: As gravadoras fornecem os recursos necessários para a produção de músicas, incluindo estúdios de gravação, engenheiros de som, produtores musicais, músicos de apoio e todo o equipamento necessário.


  • Distribuição: Após a produção, as gravadoras são responsáveis por distribuir as gravações em diferentes formatos (CDs, vinil, streaming, downloads digitais, etc.) para lojas de música, plataformas de streaming, rádios e outros meios de comunicação.


  • Promoção e Marketing: As gravadoras promovem os artistas e suas músicas através de campanhas de marketing, publicidade, apresentações ao vivo, entrevistas na mídia, presença em redes sociais e outras estratégias para aumentar a visibilidade e atrair ouvintes.


  • Negociação de Contratos: As gravadoras negociam contratos com os artistas, produtores e outros profissionais envolvidos na criação musical, incluindo acordos de gravação, direitos autorais, royalties e outros aspectos legais e financeiros.


  • Gestão de Carreira: Algumas gravadoras oferecem serviços de gestão de carreira para os artistas, ajudando-os a tomar decisões estratégicas sobre suas carreiras, agendamento de turnês, colaborações e outros aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional.


Em resumo, antigamente não se fazia nada sem uma gravadora, podemos dizer que a gravadora é a empresa principal de grandes artistas do mainstream, essa corrente de estilos e artistas mais populares. Principalmente a velha guarda, digamos assim.


Hoje existem meios de você ter uma carreira artística considerada “independente”, você mesmo pode fazer tudo isso que uma gravadora faz, mas “sozinho” gerenciando tudo ou contratando terceiros para fazer cada etapa.


Se você quer compor de forma profissional e entender de verdade como estruturar suas músicas, eu desenvolvi um curso chamado 7 Segredos Poderosos para Compor.


Nele, eu ensino um método prático e direto para você criar músicas envolventes, bem construídas e com potencial real de se destacar no mercado.


👉 Clique aqui e conheça os 7 Segredos.





Estúdio: onde o som nasce


Um estúdio tem unicamente a função de captar o som, gravar, editar, mixar e masterizar suas músicas, nada além disso. É o local que tem a acústica e o equipamento necessário pra isso.


Alguns estúdios contêm um Produtor Musical que pode participar deste processo. Mas, você mesmo pode ser o produtor do teu projeto, embora eu não recomende.


E o que é o Produtor Musical: hoje essa função é muito confundida e muitas vezes um produtor realiza várias tarefas diferentes, o que dificulta a compreensão. Mas, vamos lá:



Produtor musical: o cérebro invisível da música


Normalmente o produtor está presente no estúdio para:


  • Desenvolvimento Artístico: O produtor trabalha com o artista para desenvolver sua visão artística, ajudando-os a refinar seu som, estilo e identidade musical.


  • Produção Musical: O produtor é responsável por supervisionar todo o processo de gravação, desde a pré-produção até a mixagem final. Isso inclui a escolha do estúdio de gravação, a seleção de músicos de apoio, a orientação dos arranjos musicais e a direção das sessões de gravação.


  • Direção Vocal: Para cantores, o produtor pode oferecer orientação e feedback sobre técnicas de canto, interpretação e emotividade, ajudando-os a alcançar o melhor desempenho possível em suas gravações.


  • Arranjos Musicais: O produtor trabalha na elaboração dos arranjos musicais, decidindo quais instrumentos serão usados, como as partes individuais se encaixam e como a música será estruturada. Inclusive sugerindo alterações na própria composição, quando preciso.


  • Captação de Som: Durante as sessões de gravação, o produtor supervisiona a captação de som, garantindo que os instrumentos e vocais sejam gravados com qualidade e que a atmosfera desejada seja capturada.


  • Edição e Mixagem: Após as gravações, o produtor pode estar envolvido na edição das faixas individuais e na mixagem final do álbum, garantindo que todos os elementos sonoros se encaixem de maneira coesa e que o produto final atinja o nível de qualidade desejado.


  • Tomada de Decisões Criativas: O produtor toma uma série de decisões criativas ao longo do processo de produção, desde a escolha do repertório até a seleção de efeitos sonoros e a determinação da estética geral do álbum.


O produtor musical é alguém com uma visão artística apurada, com experiência e com o olhar de fora sobre o trabalho da banda ou do artista. O que contribui muito para captar a essência do artista e chegar num resultado ideal.


Muitos produtores musicais nem tocam instrumentos ou são grandes cantores, mas eles têm o ouvido muito apurado, conhecem inúmeras referências de músicas e têm principalmente uma grande visão artística.


Então, não subestime o poder de contratar um produtor musical para seu trabalho.



Convite: Se você está ansioso para aprofundar seus conhecimentos sobre composição musical, baixe agora o meu eBook gratuito. Ele é o primeiro passo para quem quer compor com mais intenção, clareza e profissionalismo:





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Copyright © 2010 • 2025 – Universidade da Composição® , feito com amor na tranquila cidade de Regente Feijó-SP.

Universidade da Composição | Logo
bottom of page