A MANEIRA CERTA DE ESTUDAR COMPOSIÇÃO MUSICAL
- Murillo Altafine
- Apr 14
- 2 min read
Fala, galera da composição! Você já se perguntou qual é a melhor forma de estudar composição musical? Se sim, está no lugar certo. Hoje, vou te mostrar o caminho correto, prático e eficiente para se tornar um compositor melhor, independentemente do seu nível. Bora lá?
O CAMINHO ERRADO:
Achar que tem que estudar teoria musical, escalas, contraponto (não é a mesma da composição!)
Dominar um instrumento (muitos dominam, mas não compõem. outros não dominam e compõem só com a voz)
Ler partitura (pelo contrário isso faz muitos não conseguirem ser criativos e improvisar)
Agora vamos começar a falar da forma correta:
A Base: Ouvir e Analisar Músicas
A primeira dica é simples, mas poderosa: ouça músicas com atenção e analise o que faz delas especiais. Preste atenção na estrutura, na melodia, na harmonia e na letra.
Pergunte-se: "Por que essa música funciona?", "O que ela tem que me faz gostar dela?", seja objetivo, não emocional: "ela me toca profundamente", tá, mas por que? "Porque essa melodia é de arrepiar!","Porque quando ele usa a palavra 'x', ela me toca muito!","Por que ela é capaz de me fazer imaginar cenas!"
Anotar suas observações pode te ajudar a identificar padrões que você pode usar.
Exemplo prático:"Por exemplo, em uma música como Fácil, repare como o refrão é emocionalmente explosivo e "fácil" de lembrar. Isso não acontece por acaso."
Se você quer aprender mais profundamente, pense em entrar nos cursos da Universidade da Composição!
Exercite a Composição Regularmente
Compor é como qualquer habilidade: você precisa praticar. Separe um tempo na semana para criar ideias musicais. Não se preocupe se parecerem simples ou inacabadas. O importante é colocar as ideias no papel.
Exemplo prático:"Tente criar uma melodia usando apenas três notas. Depois, adicione uma letra rápida, mesmo que sejam apenas frases soltas. Isso te ajuda a desenvolver sua criatividade."
Busque Conhecimento e Referências
Outra dica valiosa: estude a fundo. Leia livros, faça cursos, veja vídeos, leia blogs como este. Quanto mais você aprende sobre a teoria da composição, escrita de letras e técnicas de composição, mais ferramentas terá à disposição para criar músicas incríveis."
Exemplo prático:"Eu mesmo aprendi muito estudando como os grandes compositores brasileiros, como Chico Buarque, constroem suas letras de forma poética, mas acessível."
Compartilhe e Peça Feedback
Compor sozinho é ótimo, mas mostrar suas criações para outras pessoas te dá uma perspectiva nova. Compartilhe suas músicas com amigos, professores ou comunidades online. Feedback sincero é uma das formas mais rápidas de melhorar."
Exemplo prático:"Você pode, por exemplo, postar um trecho da sua música em redes sociais e pedir opiniões. Às vezes, uma dica pode abrir seus olhos para algo que você não percebeu."
Agora você já sabe:
Estudar composição musical é um processo que combina prática, estudo e troca de experiências.
Convite: Então, se você está ansioso para aprofundar seus conhecimentos sobre composição musical, baixe o meu ebook gratuito:





Comments